O Café e Mercearia Linha 22

O electrico Linha 22 visto da sala de jantar do 1º andar do Cafe LInha 22

O electrico Linha 22 visto da sala de jantar do 1º andar do Café Linha 22

Read about the Cafe and Delicatessen Linha 22 in English

Sempre apanhaste o electrico do Porto numero 22?  O que circula entre a igreja de Carmo, passando entre a igreja dos Clerigos até a praça de Batalha, e depois volta ao Carmo para a Rua Passos Manuel?  É uma bonita viagem no coração da cidade, e o electricos do Porto são iconicos.

Abriu um novo café e mercearia na Rua dos Clerigos que adoptou o nome para si próprio.  Como o electrico, é muito compacto mas muito agradável e relaxante, e é uma boa maneira de saber mais sobre o Porto e Portugal.

O Senhor Carlos Gartner do Cafe e Mercearia Linha 22

O Senhor Carlos Gartner do Cafe e Mercearia Linha 22

O proprietário, o Sr. Carlos Gartner, abriu as portas em Novembro com a ideia de que os Portuguêses não apreciam as melhoras comidas e vinhos portugueses – pensamos que “as melhoras coisas” são sempre de fora do país.  Não é verdade.  Ele vai divulgar aos portugueses o melhor do Portugal.

O seu entusiasmo é contagioso.  “Conheces este queijo? É do melhor produtor da Serra da Estrela, deste tipo de queijo, olha…  Gostas pão de lô?  O nosso é feito numa aldeia perto de Braga, e é o melhor…  Já provaste este licor do mosteiro de Singevera?  É uma maravilha…prova, só um bocadinho, prova…”

É verdade, o licor era uma maravilha, eu provei.  Tu também deves.

Caldo Verde, pão e azeite, e um Tinta Roriz de Quinta de Lemos 2006 (Dão)

Caldo Verde, pão e azeite, e um copo do vinho, Tinta Roriz de Quinta de Lemos 2006 (Dão)

O café oferece refeicões leves e tradicionais, como sopa (o seu Caldo Verde é um dos melhores que eu provei), rojões ou favas, pasteis, pão e queijo, e muito mais.  Todos os produtos para comer e beber, e também os produtos para vender da merceria são portugueses, exceto o café – porque não produzimos café em Portugal.

Mas, ha mais.  Em cima, são salas privadas para grupos até 16 pessoas, e o senhor tem planos de fazer provas de vinho.  Um pouco mais a cima, nas proximas semanas, abrirá uma pensão.  Os quartos são compactos mas tem tudo o que precisas para passar uma noite confortável, e o preço inclui pequeno almoço português, como pão e requeijão, presunto, e claro, cafezinho.

E ainda mais.  O Carlos faz uma parceria com o STCP, a rede de transportes urbanos que abrange os electricos do Porto.  Em Abril, a café Linha 22 oferecerá viagens especiais.  Em cada Sabado pelas 4:30 de tarde, pode apanhar o electrico e desfrutar duma prova dos vinhos Portugeses, com petiscos, enquanto viajas pelo Porto.  Uma viagem, que dura menos duma hora, percorre o centro de cidade, ou uma outra que dura uma hora e meia, percorre a Foz, junto ao Rio Douro.  Contacta o café para reservas.

Adoro o frigorífico coberto das caixas do vinho do porto

Gosto do frigorífico coberto das caixas do vinho do porto

De proxima vez que andaras dos Aliados aos Clerigos, visita o café Linha 22 para descansar com um cafezinho ou copo do vinho e comida, é uma experiencia muito agradável e muito portuguesa.

Linha 22, Mercearia, Cafe e Suites
Rua dos Clerigos, 23
4050-205 Porto
+351 222 085 123
+351 968 740 710
linha22.cs  @  gmail (punto) com
Horário:  11h – 20h, Segunda a Quinta; 11h – 24h, Sexta e Sábado

About these ads

About Cynthia

Free lance wine writer based in Vila Nova de Gaia, Portugal
This entry was posted in em Português, Portugal and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to O Café e Mercearia Linha 22

  1. Pingback: The Café and Delicatessen Linha 22 | Wine, Woman, Travel

Comments are closed.