O Café e Mercearia Linha 22

O electrico Linha 22 visto da sala de jantar do 1º andar do Cafe LInha 22

O electrico Linha 22 visto da sala de jantar do 1º andar do Café Linha 22

Read about the Cafe and Delicatessen Linha 22 in English

Sempre apanhaste o electrico do Porto numero 22?  O que circula entre a igreja de Carmo, passando entre a igreja dos Clerigos até a praça de Batalha, e depois volta ao Carmo para a Rua Passos Manuel?  É uma bonita viagem no coração da cidade, e o electricos do Porto são iconicos.

Abriu um novo café e mercearia na Rua dos Clerigos que adoptou o nome para si próprio.  Como o electrico, é muito compacto mas muito agradável e relaxante, e é uma boa maneira de saber mais sobre o Porto e Portugal.

O Senhor Carlos Gartner do Cafe e Mercearia Linha 22

O Senhor Carlos Gartner do Cafe e Mercearia Linha 22

O proprietário, o Sr. Carlos Gartner, abriu as portas em Novembro com a ideia de que os Portuguêses não apreciam as melhoras comidas e vinhos portugueses – pensamos que “as melhoras coisas” são sempre de fora do país.  Não é verdade.  Ele vai divulgar aos portugueses o melhor do Portugal.

O seu entusiasmo é contagioso.  “Conheces este queijo? É do melhor produtor da Serra da Estrela, deste tipo de queijo, olha…  Gostas pão de lô?  O nosso é feito numa aldeia perto de Braga, e é o melhor…  Já provaste este licor do mosteiro de Singevera?  É uma maravilha…prova, só um bocadinho, prova…”

É verdade, o licor era uma maravilha, eu provei.  Tu também deves.

Caldo Verde, pão e azeite, e um Tinta Roriz de Quinta de Lemos 2006 (Dão)

Caldo Verde, pão e azeite, e um copo do vinho, Tinta Roriz de Quinta de Lemos 2006 (Dão)

O café oferece refeicões leves e tradicionais, como sopa (o seu Caldo Verde é um dos melhores que eu provei), rojões ou favas, pasteis, pão e queijo, e muito mais.  Todos os produtos para comer e beber, e também os produtos para vender da merceria são portugueses, exceto o café – porque não produzimos café em Portugal.

Mas, ha mais.  Em cima, são salas privadas para grupos até 16 pessoas, e o senhor tem planos de fazer provas de vinho.  Um pouco mais a cima, nas proximas semanas, abrirá uma pensão.  Os quartos são compactos mas tem tudo o que precisas para passar uma noite confortável, e o preço inclui pequeno almoço português, como pão e requeijão, presunto, e claro, cafezinho.

E ainda mais.  O Carlos faz uma parceria com o STCP, a rede de transportes urbanos que abrange os electricos do Porto.  Em Abril, a café Linha 22 oferecerá viagens especiais.  Em cada Sabado pelas 4:30 de tarde, pode apanhar o electrico e desfrutar duma prova dos vinhos Portugeses, com petiscos, enquanto viajas pelo Porto.  Uma viagem, que dura menos duma hora, percorre o centro de cidade, ou uma outra que dura uma hora e meia, percorre a Foz, junto ao Rio Douro.  Contacta o café para reservas.

Adoro o frigorífico coberto das caixas do vinho do porto

Gosto do frigorífico coberto das caixas do vinho do porto

De proxima vez que andaras dos Aliados aos Clerigos, visita o café Linha 22 para descansar com um cafezinho ou copo do vinho e comida, é uma experiencia muito agradável e muito portuguesa.

Linha 22, Mercearia, Cafe e Suites
Rua dos Clerigos, 23
4050-205 Porto
+351 222 085 123
+351 968 740 710
linha22.cs  @  gmail (punto) com
website: http://linha22.pt
Horário:  11h – 19h, Segunda a Quinta; 11h – 24h, Sexta e Sábado

About these ads

About Cynthia

Free lance wine writer based in Vila Nova de Gaia, Portugal
This entry was posted in em Português, Food, Food and Wine, Porto, Portugal, Turismo, Wine. Bookmark the permalink.

One Response to O Café e Mercearia Linha 22

  1. Pingback: The Café and Delicatessen Linha 22 | Wine, Woman, Travel

Comments are closed.