No Porto: Ovelha Negra

a Joana Nossa a tras e uma das tricotadeiras de All Knit Long (também a Joana!)

a Joana Nossa a tras e uma das tricotadeiras de All Knit Long (também a Joana!)

As pernas famosas da Joana!

As pernas famosas da Joana!

You can read In Porto: Ovelha Negra in English.

Um dos meus lugares favoritos no Porto é uma loja de tricôt, a Ovelha Negra.  Não só porque gosto de tricotar e os fios são lindos, mas porque a proprietária, a Joana Nossa, criou uma atmosfera de alegria e criatividade, onde todas as pessoas são bem-vindas.  Mais, a loja é localizada num bairro maravilhoso, cheio de lojas pequenas, cada uma com os seus produtos e visões unicos, por isso, é um bom ponto para começar ou terminar um passeio longo, vagueando.

Quando ela tinha oito anos, a Joana descobriu duas paixões:  dança e tricôt, mas, como muitos de nós, não era permitida seguir estas paixões na escola ou universidade.  Mas, um dia, um pequeno anúncio lhe chamou a atenção para audições de bailado.  Sem experiência profissional, ela foi à audição e começou uma carreira como bailarina contemporânea.  Ela viajou em Portugal e no mundo.  Podes ainda admirar as suas pernas na capa do album de musica de Luis Ribeiro na performance de Joana em Vila Nova de Famalicão de “The Red Shoes.”

Fico sempre curiosa como as pessoas começaram as suas empresas.  De acordo com Joana, chegou uma hora de deixar a dança – ela teve uma criança e queria ter uma vida mais calma.  Portanto, ela decidiu seguir a sua outra paixão – o tricôt – e abrir uma loja de tricôt.

A Joana não tinha experiência ou formação comercial, nada exceto “coragem e inconsequência” nas suas palavras.  A sua familia preocupou-se, mas ela não desistiu e usou as suas proprias poupanças para “alugar um espaço, comprar alguns fios e agulhas, e abrir a loja” como ela simplesmente descreveu.

De facto, ela foi muito inteligente nos seus planos e escolhas:

A loja Ovelha Negra, no Porto: fios, ferramentas, e xailes feito pela Joana

A loja Ovelha Negra, no Porto: fios, ferramentas, e xailes feito pela Joana

Os cores e a qualidade dos fios é espectacular

Os cores e a qualidade dos fios é espectacular

O Porto tem algumas lojas que vendem fios, mas são todas muito tradicionais, e oferecem os mesmos fios básicos, nas mesmos cores, exceto os fios de lã portugueses de Lopo Xavier, a maior parte dos fios disponíveis são sintéticos ou misturas com sintéticos.  Joana encontrou a oportunidade de trazer ao Porto as últimas novidades de tricôt e lavores.

Ovelha Negra fica num bairro bem-conhecido por causa das galerias, livrarias, cafés e lojas independentes.  Por isso, são sempre muitas pessoas vagueandas a pé e curiosas a olhar tudo.  Também, é perto da Trindade (o centro da sistema do Metro) e os Aliados (onde todos os turistas começam os seus passeios pelo Porto).

Para decidir quais os fios a vender, Joana passou muito tempo no Ravelry – a famosa comunidade  on-line das tricotadeiras – e observou os projectos e “yarn-stashes” das tricotadeiras Portuguesas, para saber o que elas compram, usam, e se apaixonam.

Ao mesmo tempo que abriu a loja, Joana também começou o blogue de Ovelha Negra – que é uma alegria para os olhos! – e a loja on-line da Ovelha Negra.

Ela começou pequenina, com alguns dos fios mais bem conhecidos e de melhor qualidade, das mais solicitadas marcas, que inclui Rowan, Debbie Bliss e Noro.  Ela vendeu agulhas, revistas e livros, e criou cursos de tricôt, para todos, dos principiantes, as tecnicas especificas, e a desenhar para si própria.  Joana também convidou amigas talentosas a oferecerem workshops de crochet, fiação, feltragem, tecelagem, bordado, patchwork e a fazerem as bonecas Waldorf.

All Knit Long na Ovelha Negra, a primeira quarta-feira de cada mês

All Knit Long na Ovelha Negra, a primeira quarta-feira de cada mês

A sua empresa crescia pelo seguro a cada ano, apesar de crise em Portugal, Joana podia crescer a selecção dos fios e produtos.  A sua loja é o centro duma comunidade muito activa de tricotadeiras (e alguns tricotadeiros!).  Na primeira quarta-feira de cada mês há um grupo das pessoas dedicadas a tricotar (e falar!) até meia-noite na loja, é o All Knit Long.  Nos temos atraído a atenção dum video-fotógrafo e duma jornalista.

Deve juntar-se a nós!

Ovelha Negra
Rua da Conceição, 100
4050-214 Porto
Portugal

tlf: +351 220935847
e-mail: info@ovelha-negra.com

O horário da loja é o seguinte:
Segunda a Sexta das 10h às 13h e das 14h às 19h.
Sábado das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Visita a loja on-line da Ovelha Negra e o blogue da Ovelha Negra

About these ads

About Cynthia

Free lance wine writer based in Vila Nova de Gaia, Portugal
This entry was posted in em Português, Portugal and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to No Porto: Ovelha Negra

  1. joana says:

    Gostei muito! E agora também já sei onde é o blog da Cynthia :)

Comments are closed.