Bacalhau Dourado

Ingredientes poucos e simples

Read Golden Bacalhau in English.

No último verão tive o melhor bacalhau de sempre no Restaurante Beira Rio, no Tua, e perguntei o nome e como era feito ao meu amigo que almoçou comigo nesse dia.  Ele disse que se chama Bacalhau Dourado e explicou brevemente como se faz – é uma mistura de batata, bacalhau, cebola e ovos mexidos cozinhado com muito azeite (como toda a comida portuguesa!).  Finalmente, hoje, eu tentei cozinhar eu própria.

Se calhar fiéis leitores lembram-se do meu bacalhau de Natal, que eu demolhei durante as férias e, no final, arrumei no congelador.  Então, ontem à noite retirei alguns pedaços do congelador e preparei para cozinhar hoje.

A ultima natação

Almoço com a minha professora de português, Joana

É melhor do que aparece, prometo!

Não tinha uma receita (tenho uma revista Teleculinaria com 65 receitas de bacalhau –mas não ESTA receita!!) então eu arrisquei como se faz.  O primeiro passo é cozer o bacalhau e deixar arrefecer.  Quando puder tocar sem se queimar, remova a pele e as espinhas e esfie o bacalhau.

Próximo passo, descasque e corte as batatas em palitos, frite-as e deixe de lado.  Eu pus numa travessa no fogão para as manter quentes – e não me lembrei até ao minuto final, mas felizmente não ficaram queimadas.

Depois, corte uma grande cebola a meio, e depois às rodelas e deixe de lado.

Mexa os ovos, e deixe a taça perto da placa.

Então, agora começamos a parte mais excitante.  Deixe refogar a cebola em azeite (muito azeite!) e adicione o bacalhau e as batatas fritas.  Mexa, deixe a alourar, (sem dúvida precisa de mais azeite!) e finalmente, junte os ovos mexidos.  Continue a mexer até os ovos estarem cozinhados como desejar.

Ponha nos pratos, decore com azeitonas e talvez mais azeite, e coma!

About Cynthia

Free lance wine writer based in Vila Nova de Gaia, Portugal
This entry was posted in em Português, Miscellany, Portugal and tagged , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Bacalhau Dourado

  1. mickysantos says:

    Está com excelente aspecto!!!

  2. Gail Roach says:

    How about English since I KNOW you can speak and write in it??? : )

  3. Vitor Mendes says:

    This bacalhau is also called, Bacalhau à Brás… althouh is 9 AM I’m already hungry after this post… Beijinhos Cynthia!

    • Cynthia says:

      I texted a friend to say I had finally made this and a few hours later they were on my doorstep and had the last of it for dinner … so no leftovers, I’m afraid! But still some lombos de bacalhau in the freezer for the next experiment!

  4. Pingback: Golden Bacalhau | Wine, Woman, Travel

Comments are closed.